Demonstrações contábeis de bancos brasileiros: análise da evidenciação oferecida à luz do gerenciamento de riscos
Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a evidenciação oferecida pelas demonstrações contábeis de bancos brasileiros, cujo objetivo foi avaliar como as demonstrações e notas explicativas apresentadas contribuem para a compreensão da avaliação dos riscos assumidos pelos bancos em suas atividades. A pesquisa é exploratória, documental e descritiva e foi realizada durante o 1º. semestre de 2005. As demonstrações contábeis analisadas, relativas a 2001, 2002 e 2003, foram obtidas junto aos sites do Banco Central do Brasil – BACEN e dos bancos considerados para a pesquisa. Foram também identificados e analisados documentos e normas sobre gestão de riscos, emitidos pelo Comitê de Basiléia e pelo Banco Central do Brasil. Os resultados obtidos indicam que, apesar do intercâmbio de informações entre o Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários, a CVM não exige de forma explícita, dos auditores independentes, uma evidenciação que permita ao leitor interessado uma avaliação mais completa sobre o desempenho dos bancos analisados, em relação à estratégia de gestão de riscos adotada pela instituição financeira.
Palavras-chave: acordo de Basiléia, disciplina do mercado, transparência, evidenciação, mecanismo regulatório.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.