Uma teoria substantiva da mudança estratégica de empresas de sucesso em ambientes hostis: o caso da Embraco no Brasil
Resumo
No Brasil, o estudo do processo da mudança estratégica organizacional, em geral, não considera as implicações da mudança no desempenho organizacional. Por sua vez, estudos que têm como objetivo explicar as variações de desempenho não consideram o processo de mudança estratégica subjacente. Este estudo procura suprir essa lacuna teórica e fornece uma explicação para a mudança estratégica de empresas que possuam vantagem competitiva em relação aos concorrentes em um ambiente hostil como o do Brasil. Desenvolveu-se um estudo de caso simples com intenção de geração de teoria substantiva pelo método da Grounded Theory, combinado com uma abordagem processualista e contextualista do estudo da mudança estratégica. A partir da percepção dos dirigentes de uma empresa, Embraco, que historicamente gera retornos superiores no setor metal-mecânico brasileiro, desenvolveu-se um conjunto de proposições sobre como e por que a empresa muda suas estratégias. Contrariamente a literatura sobre adaptação a ambientes hostis, a empresa estudada não fundamentou suas estratégias no relacionamento com o governo, nem adotou uma postura reativa. O caso revelou que estratégias de sucesso blindaram a empresa contra as hostilidades ambientais. Duas estratégias mostraram-se importantes: o comprometimento na acumulação de uma capacidade tecnológica superior e a internacionalização.
Palavras-chave: mudança estratégica, vantagem competitiva, ambientes hostis, Grounded Theory.Downloads
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