Liquidez/iliquidez no mercado brasileiro: comportamento no período 1995-2005 e suas relações com o retorno
Resumo
A liquidez é uma característica fundamental do mercado financeiro. Sua importância deve-se principalmente à sua ligação direta com o custo de capital. Políticas financeiras que aumentem a liquidez podem reduzir o custo de oportunidade do capital, além disso, a falta de liquidez está relacionada ao colapso financeiro de algumas economias emergentes. Devido à liquidez ser um conceito multidimensional, são avaliadas diferentes medidas de liquidez. Este trabalho descreve o comportamento das medidas de liquidez/iliquidez no período compreendido entre janeiro de 1995 e junho de 2005 e, a partir de 12 modelos de regressão múltipla e utilizando o método proposto por Fama e Macbeth (1973), busca testar a hipótese de que a liquidez seja precificada. Os seis primeiros modelos de regressão foram construídos tendo como variáveis independentes uma medida de liquidez/iliquidez e o beta. Os seis seguintes incorporaram aos modelos as variáveis valor de mercado, volatilidade e dividend yield. Ao longo dos anos, o mercado brasileiro apresentou uma melhora expressiva em sua atividade de negociação, tanto em termos de quantidade de negócios como em termos de volume financeiro negociado. A maioria dos coeficientes das variáveis de liquidez não foram significativos, apenas as variáveis relacionadas à iliquidez, iliquidez e spread, foram significativas. Testes realizados com a exclusão dos meses de janeiro ainda mostraram que a análise não é significativamente afetada pelo “efeito janeiro”.
Palavras-chave: liquidez, iliquidez, retorno, mercado de ações brasileiro.Downloads
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