Análise da evidenciação das informações sobre o impairment dos ativos de longa duração de empresas petrolíferas
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o grau de aderência das demonstrações contábeis de empresas petrolíferas quanto às evidenciações obrigatórias contidas no SFAS 144 e IAS 36, referentes à aplicação do impairment nos ativos de longa duração, associados às atividades de exploração e produção de petróleo e gás. Este é um trabalho descritivo, que se desenvolve por meio de uma pesquisa bibliográfica, no estudo das normas relacionadas ao impairment, e documental, na análise do grau de aderências das informações divulgadas por empresas petrolíferas. Os resultados mostram que, das treze empresas analisadas, apenas a ConocoPhillips e a Petrobras estão 100% aderentes às exigências do SFAS 144 (Grupo 1), enquanto a British Petroleum é a única que atingiu 100% de aderência no Grupo 2, quanto às exigências do IAS 36. Assim, tais dados evidenciam a necessidade de as empresas pesquisadas melhorarem seus níveis de evidenciação de suas informações para atenderem às regras normativas e, em última instância, às exigências dos usuários da informação.
Palavras-chave: impairment, empresas petrolíferas, avaliação de ativos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.