Clusters industriais abertos e fechados: a estrutura social da inovação
Resumo
Este artigo discute o conhecimento e a inovação em clusters e os benefícios da clusterização a partir de uma perspectiva baseada no conhecimento. Recursos baseados em conhecimento e inovações são fontes importantes para a vantagem competitiva das firmas. Conscientes da importância de buscar continuamente conhecimento novo, as firmas buscam, cada vez mais, encontrar localizações ricas em conhecimento como “cluster industriais” específicos em todo o mundo. Essas localizações são caracterizadas pela concentração de firmas operando em atividades relacionadas e apoiadas por força de trabalho especializada e em um ambiente institucional especializado que nutre a indústria. Entretanto, não é possível que esses clusters sejam sempre localizações nas quais as firmas estarão habilitadas a conseguir os benefícios de conhecimento pretendidos. Ainda, a estrutura social dos relacionamentos entre indivíduos e firmas determinará a extensão em que o conhecimento é criado, flui entre firmas na mesma localização e limita os benefícios de conhecimento que a firma pode capturar. Finalmente, concluímos o artigo com a discussão da necessidade de investigação adicional sobre a dinâmica das redes de relacionamento envolvidas em um cluster industrial para a obtenção de uma identificação mais clara das externalidades positivas atuais que possam ser acumuladas em firmas co-localizadas.
Palavras-chave: estratégia, clusters industriais, inovação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.