Imagem e desempenho de um conselho profissional: o caso do CRC -RJ
Resumo
No Brasil, muitas profissões são publicamente reguladas e fiscalizadas por sistemas nacionais de controle, organizados em torno de um conselho federal e de diversos conselhos regionais. Por motivos legais, os estudantes de graduação constituem um público-alvo cativo para a atuação de tais conselhos. Este trabalho investiga se a imagem de um conselho regional, o CRC-RJ, conforme percebida por uma amostra de estudantes universitários do estado do Rio de Janeiro, está associada ao desempenho da organização. Os dados foram coletados junto a uma amostra de conveniência com pouco mais de 300 estudantes de estabelecimentos privados e públicos. Partindo de uma escala de diferencial semântico contendo inicialmente 23 itens, indicados na literatura sobre imagem institucional, a aplicação do Alfa de Cronbach permitiu validar uma escala final contendo 16 itens. Os dados foram submetidos a várias análises fatoriais, chegando-se finalmente a uma solução contendo dois fatores: Atendimento e Institucional. Essa solução pode ser interpretada como uma verificação empírica do modelo de dois fatores de Folland et al. (1991). Utilizando duas definições para o desempenho percebido, foram estimadas duas equações de regressão múltipla, que mostraram haver uma associação positiva e significativa entre a imagem da instituição e a percepção sobre seu desempenho. As três equações estimadas mostraram que o fator Atendimento exerce a maior influência sobre o desempenho da organização. Considerando que a amostra utilizada é composta de universitários, é compreensível que o Atendimento ao estudante tenha sido o fator com maior influência, já que a percepção sobre o papel do fator Institucional poderia requerer mais maturidade, pessoal ou profissional.
Palavras-chave: conselho profissional, imagem institucional, análise multivariada.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.