Análise do ROA sobre as diferentes formas de apresentação do lucro nas empresas do nível 1 de governança corporativa da Bovespa
Resumo
O artigo objetiva analisar as Taxas de Retorno sobre o Ativo (ROA) sobre as diferentes formas de apresentação do lucro das empresas listadas no nível 1 de governança corporativa da Bovespa. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como descritiva, do tipo levantamento, com abordagem quantitativa e de corte seccional. A população compreende as 36 companhias abertas participantes do nível 1 de governança corporativa da Bovespa. Nos Demonstrativos Contábeis de 2005, buscou-se calcular as Taxas de Retorno sobre o Ativo (ROA) sobre o Lucro Operacional Contábil (LOC), sobre o Lucro Abrangente (LA) e sobre o Lucro conforme a Lei n° 6.404/76 (LLEI) das empresas e classificá-las de acordo com seus retornos. Os resultados da classificação das empresas pela média geométrica e pela análise discriminante apresentam semelhanças entre si. Apenas as empresas Klabin S.A., Cia. Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira e Aracruz Celulose S.A. divergem nas suas classificações nos grupos na aplicação dos métodos. Conclui-se que a análise discriminante classifica, no Grupo 1 (Retorno Baixo), empresas que apresentaram taxas entre 0,95% e 5,38%, no Grupo 2 (Retorno Médio), empresas entre 5,55% e 9,59%, e que o menor grupo, que compreende 9 empresas, no Grupo 3 (Retorno Alto), as taxas variam entre 11,61% e 23,49%.
Palavras-chave: análise do ROA, apresentação do lucro, governança corporativa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.