A universidade e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica
Resumo
O trabalho apresenta uma contribuição ao desenvolvimento empresarial proporcionado por uma Universidade aos empresários das pequenas empresas de base tecnológica incubados na Incubadora da referida organização. Através de um estudo de caso, envolvendo a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – e as empresas incubadas em sua Incubadora (ITSM), procurou-se verificar o que a Universidade proporcionou em termos de apoio e conhecimentos gerenciais aos empresários e suas empresas. Isso se deve ao fato de a Universidade ter passado a ser vista pela sociedade, especialmente a empresarial, como uma alternativa na busca de soluções para problemas sociais e econômicos e como fonte de inovação e competitividade. Através de questionários e entrevistas com empresários e gerente da ITSM, além de entrevistas com professores da UFSM, chegou-se à conclusão de que a ITSM está sendo bem sucedida no desenvolvimento de pequenas empresas; ao contrário da UFSM, que ainda apresenta limitações quanto à interação e contribuição efetiva. Para a criação de empresas competitivas, é necessário corrigir alguns aspectos, como a baixa interação da UFSM com suas empresas, além de demonstrar o papel do empreendedor no desenvolvimento empresarial e na relação universidade-empresa.
Palavras-chave: incubadoras, universidade-empresa, empresas de base tecnológica.Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.