Projetos de opções reais com incertezas correlacionadas
Resumo
Ativos contingenciais tradicionalmente são precificados através do uso de portfólio replicantes ou por avaliação neutra a risco. Quando os mercados são incompletos, como ocorre em muitos projetos onde a empresa está sujeita a incertezas privadas, ou técnicas, não sistemáticas, esses riscos não podem ser hedgeados e o portfólio replicante não pode ser construído. Neste trabalho, propomos um método baseado nos procedimentos originalmente desenvolvidos por Copeland e Antikarov (2001), que fornece uma maneira prática e eficaz para avaliar projetos onde existe flexibilidade gerencial e correlação de incertezas usando o conceito de mercados parcialmente completos de Smith e Nau (1995). Para tanto, mostramos como técnicas de análise de árvore de decisão podem ser utilizadas para valorar projetos de opções reais de forma simples e intuitiva, e como o problema da correlação entre riscos de naturezas distintas podem ser resolvidos com esta metodologia através de um exemplo prático.
Palavras-chave: opções reais, incertezas correlacionadas, riscos privados.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.