Estratégias de responsabilidade socioambiental empresarial: Carrefour e Pão de çúcar em abordagem comparada
Resumo
O presente trabalho é resultado de pesquisa qualitativa realizada sobre as empresas Carrefour e Pão de Açúcar. O objetivo principal foi investigar como os dois maiores supermercados atuantes no Brasil desenvolvem suas práticas de responsabilidade socioambiental empresarial (RSAE) e se estas são adotadas de forma estratégica. A partir das teorias de estratégia, pode-se concluir que tanto a abordagem baseada nos recursos internos quanto a que foca o ambiente externo foram contempladas nos achados da pesquisa e apresentaram-se, inclusive, nas diferenças de atuação entre as duas empresas pesquisadas. Verificaram-se similaridades entre as empresas, como o aprimoramento das políticas de RSAE, valores organizacionais integrados à estratégia e utilização da RSAE como recurso interno, ações que demonstram foco no ambiente interno da empresa. Em relação às diferenças, percebe-se que uma foca no ambiente interno, pois o Pão de Açúcar busca incorporar a RSAE em sua cultura organizacional, fato não encontrado no Carrefour, e outra no ambiente externo, uma vez que esse supermercado francês monitora as ações dos concorrentes no que diz respeito a RSAE, mas isso não foi identificado no Pão de Açúcar. De forma geral, as duas empresas tentam utilizar a RSAE de maneira estratégica, e a principal evidência é a inclusão da temática no planejamento estratégico de ambas.
Palavras-chave: responsabilidade socioambiental, estratégia empresarial, estratégia socioambiental, supermercados.Downloads
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