A influência das dimensões da cultura organizacional na inovação em serviços: uma análise do setor hoteleiro

Autores

  • Caio Gobara
  • Luciano Rossoni
  • Erika Mayumi Kato
  • Alvaro Augusto Dossa
  • Antônio João Hocayen-da-Silva

Resumo

É recorrente o debate na literatura sobre o papel da cultura orientada para a inovação no processo de inovação de empresas no setor de serviços. Todavia, essa relação é pouco avaliada empiricamente. Assim, o objetivo deste artigo é verificar como as dimensões da cultura organizacional impactam na inovação das empresas de serviços, especificamente aquelas do setor hoteleiro da cidade de Curitiba. Por meio de levantamento com a maioria das empresas hoteleiras da cidade, aplicou-se um questionário como instrumento de coleta, o qual objetivou identificar alguns valores organizacionais acerca da inovação dessas empresas, bem como quais destas apresentavam alguma inovação. Desse modo, os tipos de inovação foram analisados por meio da taxonomia de Sundbo e Gallouj (2000). A análise das variáveis que tratavam da cultura da inovação demonstrou que esta apresenta caráter multidimensional, cujas dimensões elucidadas são: suporte à inovação; propensão ao risco; e propensão à geração de ideias. Verificou-se que tais dimensões afetam significativamente a inovação das empresas de serviços hoteleiros, com influência mais relevante nas inovações gerenciais e ad hoc, evidenciando que práticas gerenciais voltadas para a inovação tendem a ter impacto efetivo.

Palavras-chave: inovação em serviços, cultura organizacional, setor hoteleiro.

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