Análise fundamentalista para seleção de uma carteira de investimento em ações com baixa razão book-to-market
Resumo
Este trabalho combina dados utilizados na análise fundamentalista tradicional, como lucro líquido e ROA, com medidas desenvolvidas para avaliar empresas com baixa razão book-to-market (LBM), como estabilidade dos lucros, gastos com pesquisa e desenvolvimento e estabilidade no crescimento das vendas, de forma a separar winners e losers entre empresas LBM listadas na BOVESPA, a partir de dados do período 1994-2006. O modelo utilizado foi o proposto por Mohanram (2005) adaptado à realidade brasileira. Os resultados encontrados para o mercado brasileiro são semelhantes aos achados por Mohanram (2005) para o mercado norte-americano, ou seja, que o retorno anormal para os períodos de 12 e 24 meses da carteira composta por empresas com alto GSCORE é significativamente superior ao retorno da carteira composta por empresas com baixo GSCORE.
Palavras-chave: lucratividade, ações, precificação, winners, losers.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.