Mapeamento da produção científica em capital intelectual: um estudo epistemológico a partir das perspectivas propostas por marr (2005)
Resumo
O Capital Intelectual tem despertado olhares de profissionais, mercado acionário, empresas e estudiosos da área, devido à sua multidisciplinaridade e fonte de vantagem competitiva. Assim, esta pesquisa tem como objetivo identificar características da produção científica sobre o Capital Intelectual nos contextos nacional e internacional, no período de 1994 a 2008. A pesquisa se classifica como exploratório-descritiva e qualitativa; possui natureza teórica conceitual e lógica indutiva. O estudo é documental e adota análise de conteúdo. Como principais resultados, destaca-se que: (i) a perspectiva mais representativa é a Estratégica, tanto no contexto nacional (27,6%) quanto no internacional (33,8%); (ii) no contexto internacional, as perspectivas que menos apresentaram conceito foram as perspectivas Legal e Marketing, com 92,31% e 83,33% respectivamente; no contexto nacional, a perspectiva Legal não apresentou conceitos; e, (iii) quanto ao marco inicial da produção científica, identificou-se o ano de 1996 no contexto internacional e o ano de 1997 no contexto nacional. Como conclusão, o trabalho apresenta um quadro com determinadas características da produção científica sobre Capital Intelectual nos contextos nacional e internacional, a partir de estudo epistemológico informado pelas perspectivas propostas por Marr (2005), no período de 1994 a 2008, evidenciando a necessidade de investigações teóricas, empíricas ou teórico-empíricas sobre o assunto.
Palavras-chave: capital intelectual, produção científica, contexto nacional, contextointernacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.