Risco no ambiente público municipal: um estudo exploratório nos pequenos municípios da região sul do Brasil
Resumo
O propósito desta pesquisa é aplicar, junto às administrações públicas municipais, os clássicos conceitos de mensuração de riscos utilizados no ambiente empresarial, com o objetivo de verificar se a vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF impactou positivamente sobre as organizações públicas municipais e se estas estão menos expostas aos riscos do seu ambiente. A metodologia utilizada quanto aos objetivos foi exploratória; quanto aos procedimentos empregou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa documental junto ao banco de dados Finanças do Brasil, da Secretaria do Tesouro Nacional (FINBRA); e quanto à abordagem do problema é quantitativa. O universo da pesquisa são os municípios brasileiros localizados na região Sul do Brasil com população de até 10 mil habitantes; e a amostra é composta pelos municípios que disponibilizaram dados à FINBRA no período de 1998 a 2008. Os resultados encontrados demonstram que os municípios estudados estão menos expostos aos riscos de seu ambiente após a vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, podendo assim propiciar mais retorno à sociedade na forma de bens e serviços públicos.
Palavras-chave: risco, risco no ambiente público municipal, administração pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.