Processos de internacionalização em rede: cooperando para conquistar o mercado externo
Resumo
A internacionalização de empresas pode ser observada como um envolvimento crescente em transações internacionais. Este envolvimento tem se acentuado em diversos setores, como no caso do setor vinícola, ao mesmo tempo em que esse passa por um processo de acirramento da competição tanto no mercado externo como interno. Nesse ambiente, novas combinações organizacionais afloram, como no caso das redes interorganizacionais, no qual o uso de ações de cooperação torna-se uma opção estratégica no processo de internacionalização. Para melhor entender esta relação, este estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização de empresas a partir de uma rede interorganizacional horizontal com atuação internacional.Para tanto, foi utilizada abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso no ProjetoSetorial Integrado Wines from Brazil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas junto a 14 empresas participantes da rede e dois gestores do projeto e tratados por meio de análise de conteúdo. O Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil nasceu da necessidade das empresas fundadoras desenvolverem uma imagem para o vinho brasileiro no exterior, principal desafio para a internacionalização do setor. Observou-se que a associação em rede forma um ambiente propício para a internacionalização, especialmente no caso das empresas de menor porte, tendo em vista que a rede atua como uma ferramenta de auxílio para superar as barreiras da internacionalização.
Palavras-chave: internacionalização, redes interorganizacionais, PSI Wines from Brazil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.