Desafios à cooperação em aglomerados produtivos: um estudo de caso no segmento de malhas do sul do Brasil
Resumo
A cooperação pode ser uma das soluções para a competitividade das PME, que, em geral, se localizam em setores fragmentados. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi o de identificar os fatores que viabilizam e dificultam a implementação de estratégias de cooperação no aglomerado de malhas retilíneas de Nova Petrópolis (RS). A partir de referencial teórico sobre redes e economia industrial, realizou-se uma pesquisa de campo, entrevistando-se 34 empresários com base em questionário semiestruturado. Os resultados indicaram um baixo nível de ações de cooperação, restringindo-se a algumas atividades de produção e à realização de uma feira de malhas. Uma das maiores dificuldades para cooperar é a falta de confiança, em parte explicada por insucessos ocorridos no passado e pela percepção de que os principais concorrentes são as empresas do aglomerado. Também foi identificada a falta de um agente articulador e de mecanismos de autogovernança. Além destes fatores, outros de natureza externa, seguidamente não destacados pela literatura da área, também limitam a cooperação, como a instabilidade econômica e social, a presença de múltiplos segmentos de mercado e a sazonalidade das vendas. Estes elementos dificultam, por exemplo, os ganhos de escala provenientes de ações colaborativas.
Palavras-chave: cooperação, aglomerado, pequenas e médias empresas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.