Eficácia gerencial de sistemas de medição de desempenho policial: Influência das disfunções, desafios e boas práticas
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.214.09%20%20Palavras-chave:
Medição de desempenho, Eficácia gerencial, Análise Fatorial Exploratória, Regressão Linear MúltiplaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores associados às disfunções, desafios e boas práticas que explicam a eficácia gerencial de Sistemas de Medição de Desempenho (SMD) de uma organização pública policial a partir da percepção dos servidores. Foi realizada uma pesquisa descritiva-explicativa pelo método Survey. A coleta por questionário ocorreu em 2024, com servidores de uma organização pública policial federal. A análise fatorial exploratória explicou 64,6% da variância e reteve dois fatores que foram utilizados como as variáveis independentes: deslocamento da meta e implementação top-down, com cargas fatoriais significantes e com confiabilidade unidimensional, juntamente com presença de boas práticas de gestão de desempenho. Como variável dependente, foi utilizada a escala EGMD confiável. O modelo de regressão indicou explicação significativa (R²=50,9%) da EGMD havendo evidência empírica da influência negativa dos fatores implementação top-down (β=-1,617) e deslocamento da meta (β=-1.040), e influência positiva das boas práticas ligadas aos SMD (β=2.25). O suporte empírico contribui com a teoria da medição do desempenho organizacional público com análise da ocorrência de alguns fenômenos ligados à medição de desempenho em situações específicas. As organizações públicas podem fomentar a utilização de boas práticas visando a atenuação dos efeitos negativos dos desafios e disfunções nos SMD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.