Efeitos dos Recursos na Vantagem Competitiva e Gestão Estratégica de Matrículas de Faculdades Privadas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2025.221.09Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Matrículas, Vantagem Competitiva, Visão Baseada em RecursosResumo
O estudo objetiva avaliar o efeito dos recursos alocados, mediados pela vantagem competitiva, no desempenho da gestão estratégica de matrículas de faculdades privadas brasileiras. A gestão estratégica de matrículas compreende as atividades de captação e retenção de estudantes. Foram investigadas 771 Faculdades Privadas brasileiras considerando a alocação de recursos-chave, obtenção de vantagem competitiva e desempenho na captação e retenção de estudantes. A partir da literatura científica foram previstas relações esperadas entre os construtos que levaram à formulação de hipóteses testadas quantitativamente, utilizando-se técnicas de análise multicritério e multivariada de dados. Os resultados apontam que os recursos alocados pelas faculdades privadas possuem efeito positivo e significativo tanto na gestão estratégica de matrículas como na obtenção de vantagem competitiva. Já o efeito mediador da vantagem competitiva foi observado apenas na relação entre recursos e retenção de estudantes, não se fazendo presente no caso da captação. O estudo comprova a aplicabilidade empírica da Visão Baseada em Recursos, amplia o corpo de conhecimento científico sobre administração universitária, discutindo a gestão de faculdades privadas, e aplica, no contexto brasileiro, um estudo abrangente sobre a gestão estratégica de matrículas. Conclui-se que as faculdades privadas possuem recursos que já são explorados na obtenção de vantagem competitiva e nas práticas de Gestão Estratégica de Matrículas, mas que ainda há espaço para aprimoramento, em especial no caso da conquista de novos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.