Efeitos dos Recursos na Vantagem Competitiva e Gestão Estratégica de Matrículas de Faculdades Privadas Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2025.221.09

Palavras-chave:

Gestão Estratégica de Matrículas, Vantagem Competitiva, Visão Baseada em Recursos

Resumo

O estudo objetiva avaliar o efeito dos recursos alocados, mediados pela vantagem competitiva, no desempenho da gestão estratégica de matrículas de faculdades privadas brasileiras. A gestão estratégica de matrículas compreende as atividades de captação e retenção de estudantes. Foram investigadas 771 Faculdades Privadas brasileiras considerando a alocação de recursos-chave, obtenção de vantagem competitiva e desempenho na captação e retenção de estudantes. A partir da literatura científica foram previstas relações esperadas entre os construtos que levaram à formulação de hipóteses testadas quantitativamente, utilizando-se técnicas de análise multicritério e multivariada de dados. Os resultados apontam que os recursos alocados pelas faculdades privadas possuem efeito positivo e significativo tanto na gestão estratégica de matrículas como na obtenção de vantagem competitiva. Já o efeito mediador da vantagem competitiva foi observado apenas na relação entre recursos e retenção de estudantes, não se fazendo presente no caso da captação. O estudo comprova a aplicabilidade empírica da Visão Baseada em Recursos, amplia o corpo de conhecimento científico sobre administração universitária, discutindo a gestão de faculdades privadas, e aplica, no contexto brasileiro, um estudo abrangente sobre a gestão estratégica de matrículas. Conclui-se que as faculdades privadas possuem recursos que já são explorados na obtenção de vantagem competitiva e nas práticas de Gestão Estratégica de Matrículas, mas que ainda há espaço para aprimoramento, em especial no caso da conquista de novos alunos.

Biografia do Autor

Douglas Heinz, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Graduação em Administração de Empresas - Hab. Comércio Exterior - UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajai (2001) e mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor - UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajai. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: estoques, logística, canais de distribuição e marketing

Downloads

Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Artigos