ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

UMA PERSPECTIVA SUSTENTÁVEL PARA EMPRESAS CERTIFICADAS COM O SELO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2024.213.06

Palavras-chave:

Orientação empreendedora, Desempenho orgaanizacional, Selo socia

Resumo

As exigências empresariais, principalmente no que tange ao desenvolvimento sustentável, formam um cenário no qual práticas sustentáveis passaram a ser implementadas nos projetos de um número cada vez maior de empresas. A orientação empreendedora por sua vez, auxilia no processo de decisão estratégica em que os gestores definem propósitos organizacionais na busca de diferenciação e vantagem competitiva. Neste cenário, este estudo avaliou a relação entre a orientação empreendedora e o desempenho organizacional na percepção dos gestores das empresas certificadas no programa selo social de Itajaí/SC. Para uma análise quantitativa e descritiva, o método foi survey. Os dados foram analisados com técnicas uni e multivariadas. Os resultados evidenciaram que o desempenho organizacional confirmou todas as hipóteses com exceção da dimensão agressividade competitiva. As correlações de desempenho organizacional com orientação empreendedora e as dimensões proatividade, assunção de riscos e autonomia apresentaram maior força e com inovatividade a menor força, o que caracterizou a natureza multidimensional do construto orientação empreendedora. A pesquisa poderá auxiliar os gestores a melhorarem a gestão estratégica das empresas e contribuir para o avanço dos estudos no campo do empreendedorismo. A relevância deste trabalho vincula-se ao papel fundamental que assume o selo social para a responsabilidade e sustentabilidade das organizações, bem como a sua importância como instrumento de diferenciação e criação de vantagem competitiva.

Biografia do Autor

Robson Juscelino de Melo, Univali

Mestre em Administração - Advogado

Suzete Antonieta Lizote, UNIVALI

Doutora em Administração e Turismo na Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil. Docente do Mestrado Profissional  e  Mestrado e Doutorado em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade do Vale de Itajái - Itaja´´i - Santa Catarina, Brasil.     

Sayonara de Fátima Teston, Unoesc

Doutora em Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil. Docente do Mestrado Profissional em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Patrick Zawadski

Doutor em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Docente ddo curso de  graduaçã em Administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.     

Downloads

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos