AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL EM MPES: ANÁLISE DOS ANTECEDENTES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.213.01Palavras-chave:
Planejamento Estratégico, Ambidestria Organizacional, Comportamento EstratégicoResumo
Investigou-se o efeito do Planejamento Estratégico e do Comportamento Estratégico dos gestores na Ambidestria Organizacional de MPEs piauienses. Esse estudo é descritivo e quantitativo. Utilizou-se uma Survey, aplicada a 419 dirigentes da alta gestão das empresas cadastradas no Programa ALI, desenvolvido pelo SEBRAE/PI, utilizando-se da Modelagem de Equações Estruturais pelos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Notou-se que o Planejamento Estratégico exerceu um efeito positivo sobre a Ambidestria Organizacional e sobre o Comportamento Estratégico das MPEs analisadas e, em um menor nível, constatou-se que o Comportamento Estratégico também exerceu efeito positivo sobre a Ambidestria Organizacional. A proposição de um framework para analisar a Ambidestria Organizacional de MPEs pode ser considerada uma contribuição metodológica e teórica da pesquisa, objetivando a validação de paradigmas teóricos, no intuito de contribuir e ampliar estudos para as teorias existentes sobre Ambidestria Organizacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.