A cidade como lente analítica para o desenvolvimento de carreira: Uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.212.03Palavras-chave:
Revisão sistemática da literatura, ecossistema de carreiras, inovação, capital humano, percursos profissionaisResumo
As peculiaridades locais que regem as relações de trabalho influenciam a agência dos indivíduos em suas trajetórias de carreira. O estudo das cidades como o contexto no qual as carreiras se desenvolvem tem recebido pouca atenção dos estudiosos, evidenciando uma lacuna de pesquisa baseada na compreensão da cidade como um novo patamar analítico. Este estudo tem como objetivo analisar como a literatura internacional articula os construtos de carreiras e cidades a partir de perspectivas de capital humano, ecossistemas, inovação e desenvolvimento sustentável. Por meio de uma revisão sistemática da literatura usando o banco de dados Web of Science e o software Iramuteq®, examinamos 42 estudos anteriores em quatro categorias principais: livability e atratividade da cidade, mercado de trabalho e mobilidade, trabalho organizacional e expatriação e sistema educacional. Utilizando uma abordagem interdisciplinar, apresentamos quatro pressupostos para fomentar futuras pesquisas empíricas. Como contribuições, este estudo reúne áreas com pouca articulação acadêmica, abrindo espaços para investigações mais profundas e possibilidades frutíferas para acadêmicos, urbanistas e formuladores de políticas públicas. Conclui-se que a gestão de carreira não é apenas um empreendimento individual, mas parte de um amplo ecossistema que deve ser analisado coletivamente, no âmbito da empregabilidade, mercado de trabalho, sistema educacional, talento, capital humano, atratividade e habitabilidade, demandando ações integradas e parcerias entre os indivíduos e os setores público e privado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.