Entrepreneur background, resources access and market strategy:

a holistic view of entrepreneurship in Brazil

Autores

  • Naira Mota Araújo
  • Sergio Evangelista Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Wagner Ragi Curi Filho

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2023.204.04

Palavras-chave:

estilo cognitivo; empresas familiares; países em desenvolvimento

Resumo

Uma melhor compreensão do comportamento do empreendedor deve considerar múltiplas perspectivas teóricas. Nesse sentido, estudos capazes de integrar diferentes perspectivas sob uma estrutura holística são bem-vindos. Reunindo construtos sob três perspectivas, visão empreendedora, visão baseada em recursos e visão baseada no mercado, este artigo apresenta uma visão holística sobre como a formação empreendedora influencia a estratégia da empresa em uma indústria tradicional. Este artigo adota uma perspectiva holística do empreendedorismo investigando a importância da formação dos empreendedores em suas decisões estratégicas, mostrando importantes insights. Por meio da abordagem qualitativa foram realizados onze estudos de caso comparativos com empresários agrícolas da indústria da cachaça artesanal em uma região mineira, cuja produção teve início no século XVI e está intimamente relacionada à origem histórica do Brasil. Na maioria, os empreendedores têm acesso a recursos-chave de produção e mercado por meio de laços familiares. Essa situação influencia diretamente os atributos de valor do produto, os segmentos de consumo focados e o tamanho das linhas de produtos. Há também uma relação entre a motivação dos empreendedores e a estratégia de segmentação e entre sua educação formal e estilo cognitivo. Este artigo deve orientar a elaboração de programas de capacitação empreendedora, visto que a estratégia da empresa pode ser desenhada considerando a formação empreendedora.

Biografia do Autor

Sergio Evangelista Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-Doutoradao em Administração pela UFMG, 2016

Dr, em Engenharia de Produção, UFSCAR, 2007,

Pesquisas nas áreas de Estratégia, Inovação e Sistemas de Informação

Downloads

Publicado

2024-03-16

Edição

Seção

Artigos