Governança de Redes de Franquias em Mercados Emergentes: Um Estudo da Presença de Franquias Multi-Unidades em Redes Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2023.203.02Palavras-chave:
franchising, franquias multi-unidades, governança de redesResumo
Na discussão em torno de governança de redes de franquias, a proporção de lojas próprias e franqueadas (mix contratual) é um tema recorrente. No caso do presente estudo, uma terceira possibilidade em termos deste mix é abordada: o franqueado multi-unidades (franqueados que operam duas ou mais unidades de uma mesma rede). A literatura no tema tem, de forma quase unânime, indicado benefícios decorrentes da presença de MUFs (multi-unit franchisees). O estudo desenvolve e testa um modelo teórico relacionando custos horizontais de agência e ativos intangíveis (locais de sistêmicos) à opção de franqueadores pelo uso mais intenso de franquias multi-unidades em comparação a franquias tradicionais (single-unit franchisees) ou lojas próprias. São aplicados procedimentos econométricos sobre uma amostra com 202 redes referente ao ano de 2018. Os resultados indicam que a concentração de lojas em mercados contíguos, a uniformidade e a importância da manutenção da proposta de valor da rede estão associadas a uma maior proporção de lojas MUF. Espera-se contribuir para a literatura de governança e controle de redes de franquias ao abordar um fenômeno que não é tão novo, mas ainda é muito pouco conhecido em termos de estruturação destas redes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.