CAPACIDADES DINÂMICAS E INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL: QUAL O SEU ESTADO DA ARTE?
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2023.201.06Palavras-chave:
Capacidade Dinâmicas; Inovação Sustentável; Ambidestria.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o estado da literatura sobre capacidades dinâmicas no contexto da inovação sustentável, identificar um conjunto de tópicos de pesquisa, apresentando uma categorização da literatura encontrada; sistematizar as principais contribuições encontradas; identificar campos de pesquisa não explorados ou lacunas de pesquisa; propor questões e linhas de pesquisa promovendo uma agenda de investigação futura. A base teórica passa por uma discussão acerca das capacidades dinâmicas no contexto da inovação sustentável. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura. Adotou-se conforme, Denyer e Tranfield (2009) como cinco etapas para o desenvolvimento da metodologia. As cinco etapas são: (1) formular a questão de pesquisa, (2) localizar a literatura, (3) selecionar e avaliar, (4) analisar e sintetizar, e (5) apresentar e explorar os resultados. Os resultados demonstraram um crescimento das publicações acerca das temáticas capacidades dinâmicas e inovação sustentável a partir do ano de 2015 e o periódico que apresentou o maior número de publicações foi o Sustainability, seguido do Journal of Cleaner Production e do Business Strategy and the Environment. Os resultados também demonstraram a necessidade de mais estudos conceituais e teóricos sobre a temática. Sugere-se a realização de estudos futuros sobre capacidades dinâmicas e outros tópicos, especialmente, relacionados a economia circular, modelos de negócio, capacidade absortiva e ambidestra, a fim de ampliar as pesquisas desenvolvidas sobre o tema. Havendo ainda, lacuna para pesquisas futuras na investigação da manutenção de organizações em meio a pandemia e o rigor das capacidades dinâmicas no processo de adaptação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.