Efeitos Cognitivos Mediadores do Compartilhamento de Informação Vertical na Relação entre Participação Orçamentária, Atitudes Gerenciais e Desempenho
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2023.204.02Palavras-chave:
Compartilhamento de informação vertical, Participação orçamentária, Envolvimento no trabalho, Atitude gerencial, Desempenho gerencialResumo
Este estudo analisa os efeitos cognitivos mediadores do compartilhamento de informações verticais na relação entre participação orçamentária, atitudes gerenciais e o desempenho. Pesquisa descritiva, foi realizada mediante levantamento, com 267 profissionais da área de controladoria de empresas que atuam no Brasil, e abordagem quantitativa dos dados (MEE). Os resultados apontam que a participação orçamentária influencia positivamente o compartilhamento de informações, e esta variável exerce influência positiva no envolvimento no trabalho, nas atitudes gerenciais e no desempenho gerencial. O desempenho gerencial também está associado com o envolvimento no trabalho e atitudes dos gestores em relação ao orçamento. Não foram confirmados os efeitos do envolvimento no trabalho nas atitudes gerenciais em relação ao orçamento. Os efeitos mediadores do compartilhamento de informações verticais foram constatados na relação entre participação orçamentária, atitudes gerenciais e desempenho. Estes resultados revelam que em condições de maior nível de compartilhamento de informações, os controllers participantes do estudo apresentam maior influência e envolvimento nos processos orçamentários, maior comprometimento, envolvimento no trabalho e atitudes gerenciais proativas em relação ao orçamento, o que reflete positivamente no desempenho gerencial em atividades orçamentárias. Estes achados contribuem para a literatura ao adicionarem novas evidências dos efeitos cognitivos mediadores do compartilhamento de informação vertical na relação entre participação orçamentária, atitudes gerenciais em relação ao orçamento e o desempenho gerencial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.