O Impacto da certificação do café nos custos de produção e preço pago ao produtor rural: uma discussão sob a ótica da economia dos custos de transação
DOI:
https://doi.org/10.4013/base2022.192.03Palavras-chave:
Cafés Especiais, Certificações, Custos, PreçoResumo
Produtores reconhecem os benefícios das certificações de cafés especiais como estratégia de diferenciação, mas apontam o aumento nos custos de produção. O presente estudo de caso buscou caracterizar os reflexos das certificações nos custos de produção e no preço pago ao produtor rural. Foi utilizada análise e comparação de dados referentes aos custos de produção, montante vendido e preço pago ao produtor, referentes a um período de 20 anos (10 anos antes e 10 anos após a certificação) e da análise de conteúdo de entrevista realizada em uma propriedade produtora de cafés certificados com Rainforest e UTZ. Resultados estatísticos mostraram aumento nos custos e preços após as certificações. Todavia, a desproporcionalidade do aumento dos montantes vendidos em relação à elevação nos preços, sugere que o aumento nas vendas pode estar associado a fatores como ampliação das terras, ou adensamento do plantio. Já a elevação dos preços não tem relação direta com os fatores mencionados, podendo estar atrelada às certificações. A análise de conteúdo apontou ganhos nos preços do café certificado, sendo compensatória em relação aos custos, além de ganhos na gestão, conscientização e preservação do meio ambiente, melhoria nas condições de trabalho e estreitamento nas relações com a comunidade local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.