Efeito do gerenciamento de resultados sobre o audit report lag: evidências de empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2025.221.07Palavras-chave:
Auditoria, Gerenciamento de Resultados, Audit Report LagResumo
O presente trabalho buscou responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a relação entre audit report lag e o gerenciamento de resultados nas empresas listadas na B3? Para tanto, como o gerenciamento de resultados nas empresas não é diretamente observável, este estudo utilizou o modelo de Jones e Jones modificado com alterações propostas por Collins, Pungaliya e Vijh (2017) e Kothari et al. (2005) para estimar os accruals discricionários. Para investigar a relação entre gerenciamento de resultados e audit report lag, foi utilizados duas ténicas de análise: o Propensity Score Matching e elaborado um modelo de dados em painel com dados das empresas brasileiras listadas na B3 de 2010 a 2019. Após estimado o modelo de regressão final e aplicação do PSM, verificou-se que cinco variáveis se mostraram estatisticamente significativas para explicar o audit report lag: accruals discricionários, tamanho da empresa, ser auditada por uma Big4, relatório com ressalva e contratação de serviços de auditoria. Concluiu-se que, quanto maior o nível de gerenciamento de resultados de uma empresa, mais tempo o auditor levará para finalizar seus trabalhos, podendo a empresa com maiores níveis de acumulação ter uma chance de até 19% maior de estar entre as empresas que demoram mais para receber seu relatório de auditoria. Além dessa, ser auditado por uma Big4, ter um relatório com ressalva e contratar serviços de não auditoria, podem também aumentam o tempo que a auditoria precisa para entregar seu relatório. Adversamente, o tamanho da empresa auditada é capaz de influenciar negativamente (diminuir) o prazo despendido para concluir o serviço da auditoria independente. De acordo com as evidências apresentadas neste trabalho, os relatórios contábeis com menor atraso possuem maior conteúdo informacional do que aqueles com maior atraso.Downloads
Publicado
2025-08-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.