Capacidade Absortiva de Negócios Tecnológicos de Impacto Social Face aos Relacionamentos Institucionais em um Ecossistema de Inovação

Authors

  • Tayze Cristine Araújo Aguiar Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Vinicius Farias Moreira Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2021.184.02

Keywords:

Capacidade Absortiva, Visão Relacional, Negócios de Impacto Social

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar a capacidade absortiva de Negócios Tecnológicos de Impacto Social (NIS) face aos relacionamentos institucionais proporcionados pelo ecossistema de inovação de Campina Grande (PB). A base teórica passa por uma discussão acerca da capacidade absortiva e da importância da visão relacional para os negócios em ecossistema de inovação. Trata-se de um estudo multicaso qualitativo descritivo, analisando três casos de NIS vinculados à Incubadora Tecnológica de Negócios Criativos e Inovadores de Campina Grande. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores dos NIS, observação participante e pesquisa documental. Foi utilizada a análise de conteúdo com auxílio do software Atlas.ti. Os resultados apontaram que de modo geral o relacionamento com os atores institucionais tem gerado ganhos para os NIS, que demonstraram capacidade de absorver o que lhes é oferecido por meio dessas relações, cada um a seu tempo e de acordo com suas capacidades individuais, sendo influenciadas por suas experiências. Espera-se que a leitura deste estudo possa auxiliar na compreensão de melhores interações institucionais entre os negócios de impacto social e o seu ecossistema de inovação. O trabalho é de interesse de gestores de NIS, atores integrantes do seu ecossistema de inovação, acadêmicos e outros atores interessados no tema.

Author Biographies

Tayze Cristine Araújo Aguiar, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Mestre em Administração pela UFCG. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Estágio Docência Voluntária na Disciplina Marketing I em 2019. Monitora da Disciplina Administração Mercadológica (Marketing), bem como na Empresa Júnior de Administração (PROSPECT) na área de Marketing (Gerente de Comunicação e Diretoria do Departamento). Foi estagiária do Ministério Público Federal no setor da Coordenação, vinculada à UFCG. Foi bolsista da área técnica da Fundação PaqTcPB, trabalhando especificamente na Incubadora (ITCG) sendo responsável por parte das atividades financeiras, pelo suporte mercadológico às startups, além de projetos estratégicos. Possui interesse em temas como: marketing digital, comportamento do consumidor, estratégia empresarial, empreendedorismo, empreendedorismo social, estratégias de marketing, negócios de impacto social, gestão social e ambiental, desenvolvimento regional sustentável, ecossistemas de inovação e ecossistemas de inovação social.

Vinicius Farias Moreira, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, é mestre e doutor em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), tendo passado por um período de pesquisador visitante na Universitat Politécnica de Valencia, Espanha. Atualmente é professor adjunto, lecionando na graduação, MBA e mestrado em Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e colabora com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB), sendo responsável pelo planejamento estratégico e assessoria de controle interno da instituição. Exerceu diferentes atividades administrativas na UFCG, com destaque à coordenação do curso de Administração (2016-2020). Ao longo de 2017 atuou como Diretor Técnico da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e da Incubadora Tecnológica de Negócios Criativos e Inovadores de Campina Grande (ITCG). É líder do Grupo de Estudos em Competitividade Empresarial, onde coordena pesquisas relacionadas a: estratégia empresarial, cluster, ecossistema de inovação, empreendedorismo e negócios de impacto social.

Published

2021-12-16

Issue

Section

Articles