Determinantes do Gerenciamento de Riscos Corporativos em Empresas Familiares
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2021.184.06Palavras-chave:
Gerenciamento de Riscos Corporativos, Empresa Familiar, Modelo F-PEC, Teoria ContingencialResumo
Este estudo objetivou avaliar a relação entre fatores contingenciais, inclusive aqueles específicos da empresa familiar (poder, experiência e cultura) e o Gerenciamento de Riscos Corporativos (GRC), em empresas familiares brasileiras. Desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de survey. A população foi formada por empresas familiares brasileiras e a amostra consiste em 142 empresas. As relações investigadas foram testadas por meio de teste de diferença de médias, análise de correlação e Equações Estruturais. Conclui-se que no contexto analisado, as práticas de GRC são fragmentadas e estão em diferentes estágios de utilização, sendo a incerteza ambiental e o porte das organizações variáveis contextuais que propulsionam as práticas de gestão de riscos. Sobre a relação entre características das empresas familiares e o GRC, o estudo evidencia que a Cultura exerce alguma influência no processo de avaliação dos riscos. A pesquisa corrobora com evidências sobre os efeitos de contingências, inclusive aquelas decorrentes da gestão familiar, nas práticas gerenciais, e oferece se distingue por evidenciá-las no contexto da gestão de riscos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.