Determinantes de Inadimplência e de Recuperação de Crédito em um Banco de Desenvolvimento

Autores/as

  • Gustavo Henrique de Oliveira Amaral Universidade de São Paulo - USP
  • Robert Aldo Iquiapaza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2020.173.05

Palabras clave:

Inadimplência, Recuperação de crédito, Banco de Desenvolvimento, Modelos de Escore de Crédito.

Resumen

Diante das recentes crises financeiras e da maior atenção dos agentes econômicos e dos acadêmicos na gestão de risco de crédito, o objetivo da pesquisa foi identificar os fatores condicionantes de inadimplência e de recuperação de crédito na carteira de crédito de um banco de desenvolvimento. Utilizou-se informações de 20.241 operações de crédito concedidas a micro e pequenas empresas entre novembro de 2009 e novembro de 2014. Para alcançar os objetivos foram estimados modelos de inadimplência e de recuperação de crédito por meio da técnica de regressão logística. Os resultados indicaram uma significativa contribuição para a determinação da inadimplência e/ou da recuperação de crédito (i) de fatores individuais, como o tempo de atividade da empresa, (ii) de fatores contratuais, como o tipo de produto financeiro e o prazo de financiamento, e (iii) de fatores de relacionamento, como o tempo de relação com a instituição financeira. Ao contrário do que sustenta parte da literatura, não foi identificada uma relação inversa entre as variáveis explicativas de inadimplência e de recuperação de crédito, o que poderia potencializar perdas decorrentes de má estimação de risco de crédito.

Biografía del autor/a

Gustavo Henrique de Oliveira Amaral, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Administração na Universidade de São Paulo (PPGA/USP). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG).

Robert Aldo Iquiapaza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas, Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (CAD/FACE/UFMG). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG).

Publicado

2020-09-29

Número

Sección

Articles