Evidenciação de níveis de maturidade na criação de valor compartilhado em empresas brasileiras a partir da abordagem de Porter e Kramer
Resumo
Este estudo apresenta uma proposta de categorização dos estágios de maturidade em capabilities direcionadoras da Criação de Valor Compartilhado (CVC) segundo Porter e Kramer (2006). A investigação e a modelagem resultante adotaram como campo as empresas brasileiras listadas entre as 100 Melhores e Maiores da Revista Exame, edição de julho/2016. Partindo de seleção por conveniência, foi adotado o parâmetro venda líquida para a escolha de empresa representante de cada 1 dos 16 segmentos econômicos listados. Foram levantados documentos nos sítios institucionais, e os dados foram tratados seguindo orientações do modelo CVC. A análise foi realizada a partir de Aferidor de Maturidade de Capabilities para a CVC, à semelhança das diversas aplicações do conceito Capability Maturity Model (CMM). A maior concentração de empresas foi registrada para o Nível 2 e para o Nível 3 da maturidade de capabilities CVC a partir de padrões característicos, como firme intenção em cumprir seu papel social e preocupação com os impactos sociais e ambientais gerados por seus modelos de negócio. Entretanto, tais empresas não apontam a criação de valor compartilhado como uma orientação estratégica. A caracterização das empresas enquadradas nos níveis 4 e 5 perpassa pela escolha de questões sociais para a intervenção estratégica alinhadas a seu core business, via envolvimento de stakeholders internos e externos no compartilhamento de valor e mensuração sistematizada da criação do valor compartilhado.
Palavras-chave: estratégia, criação de valor compartilhado, categorização, maturidade, capability maturity model.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.