Fatores que influenciam na implementação da estratégia em uma universidade sem fins lucrativos

Autores/as

  • Djeison Siedschalg Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – Itajaí, SC. Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) – UNIVALI
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – Itajaí, SC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – UNIVALI Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) – UNIVALI

Resumen

O objetivo desta pesquisa consiste em identificar os fatores que influenciam na implementação da estratégia em uma universidade sem fins lucrativos, as quais têm vivenciado significativas transformações em face da crescente competitividade no setor e do intenso processo de regulação pelas políticas educacionais. A pesquisa, de método misto, foi conduzida simultaneamente em duas frentes de investigação: entrevistas em profundidade com gestores da alta administração; e questionários com 123 gestores que participam do processo estratégico. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo e na análise de medidas de tendência central. O estudo evidencia, por um lado, três principais variáveis de influência na implementação da estratégia: pessoas, processos e recursos. Por outro lado, a mensuração do alinhamento estratégico demonstrou que todas as variáveis de implementação tiveram influência no processo, confirmando que o modelo utilizado, até então testado em organizações de outros segmentos, é relevante para uma universidade. A discordância nos construtos do alinhamento vertical confirma as categorias de influência na implementação da estratégia (pessoas e processos) apresentadas neste estudo, em especial quanto ao envolvimento das pessoas no processo. No alinhamento horizontal, foi identificada a falta de revisão periódica dos processos independentemente de problemas, bem como para assegurar o alcance das metas estratégicas. Dessa forma, este estudo amplia o conhecimento sobre os fatores que influenciam no processo de alinhamento e implementação da estratégia, sobretudo em variáveis de gestão não relacionadas com o modelo político no processo de decisão de uma universidade sem fins lucrativos.

Palavras-chave: implementação da estratégia, alinhamento estratégico, universidades.

Biografía del autor/a

Djeison Siedschalg, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – Itajaí, SC. Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) – UNIVALI

Bacharel em Ciencias Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí.

Mestre em administração pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) – UNIVALI

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – Itajaí, SC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – UNIVALI Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) – UNIVALI

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica (1996) e Administração (2012), mestrado em Engenharia de Produção (1999) e doutorado em Engenharia de Produção (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no curso de Graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração. Líder do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão (NuTEG). Pesquisador do Grupo de Estudos em Estratégia e Performance (GEEP). Editor da Revista Alcance. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, administração financeira, avaliação de desempenho, gerenciamento de processos, balanced scorecard e logística e operações.

Publicado

2018-11-14

Número

Sección

Articles