Marcos Regulatórios do Controle Interno: Um Estudo na Ambientação com o Controle Externo e o Controle Social no Brasil

Autores/as

  • Marcleide Maria Macedo Pederneiras Universidade Federal da Paraíba
  • Jorge Expedito de Gusmão Lopes Universidade Federal de Pernambuco
  • Joaquim Osório Liberalquino Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Vitor Maciel dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • José Francisco Ribeiro Filho Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

Este estudo teve por finalidade abordar, de forma crítica-analítica, a interação entre o controle interno e os controles externo e social no contexto das entidades da administração pública federal, estadual e municipal, sob a ótica de um balanceamento e da integração dos níveis de controle. A metodologia utilizada foi a indutiva exploratória, recebendo o auxílio do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) com utilização da prova não paramétrica de Kruskal-Wallis para os testes das hipóteses. Pelos resultados obtidos, a partir das respostas recebidas dos questionários, pode-se concluir que os respondentes, embora de atividades funcionais assemelhadas de controle interno, apresentaram visões destacadas com relação ao ambiente de atuação do controle externo e do controle social, sugerindo possibilidades de convergência e atuação mais efetiva para esses três níveis de controle, especialmente porque os agentes do controle interno demonstraram motivação significativa para apoiar a atuação do controle externo.

Palavras-chave: controle interno, controle externo, controle social.

Biografía del autor/a

Marcleide Maria Macedo Pederneiras, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2003). Graduação em Ciências Contábeis - Unipê Centro Universitário de João Pessoa (1995) .Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em contabilidade, contabilidade avançada, elaboração trabalhos científicos, análise de artigos científicos e do Mestrado Profissional em Gestão e Administração em rede- PROFIAP/UFCG/CCJS. É lider do GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CONTABILIDADE - GEPEC/CNPq . Co-Autora do livro O FAZER DO TRABALHO CIENTÍFICO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Autora e organizadora do livro EDUCAÇÃO CONTÁBIL: tópicos de ensino e pesquisa; autora e organizadora do livro os NOVOS PARADIGMAS PARA A CIÊNCIA CONTÁBIL. Autora e organizadora do livro ESTUDANDO TEORIA DA CONTABILIDADE; autora do Livro DIDÁTICA e PESQUISA APLICADA AO ENSINO DA CONTABILIDADE. Organizadora e co-autora do livro CONSULTORIA ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas, publicado em out de 2010; autora e organizadora do livro GBRSP- GESTÃO BASEADA EM RESULTADO SETOR PÚBLICO; possui diversos artigos publicados em periódicos nacionais e vasta participação em eventos nacionais. Coordenadora nacional do I, II, III e IV SBTCont- I Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade.

Jorge Expedito de Gusmão Lopes, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Geografia e Estudos Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1969), graduação em Pedagogia - Suam (1975), mestrado em Administração Escolar - Penn State (1981) e doutorado em Administração Escolar - University of Miami (1985).Possui pós- doutorado em Educação em 1989. É Research Scholar da University of Miami desde 1990 Professor Associado III da Universidade Federal de Pernambuco aposentado.Consultor/Avaliador da CAPES .Tem experiência na área de Administração, Liderança e Chefia em Educação com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa e do Ensino Superior (Didática), Formação e qualificação, bacharelado e docência, formação, indicadores e interdependência. Autor dos livros O Fazer do Trabalho Científico em Ciências Sociais Aplicadas, Educação Contábil: Tópicos de Ensino e Pesquisa,Gestão Baseada em Resultados ,Estudando Teoria da Contabilidade e Didática e Pesquisa Aplicadas ao Ensino da Contabilidade: Guia de atividades. Lider do GEPEC-Grupo de Educação e Pesquisa em Contabilidade do CNPq,. É professor da pós-graduação ?stricto sensu? em nível de Mestrado e Doutorado e Pós - Graduação ?lato sensu? em nível de especialização. CRIADOR E COORDENADOR NACIONAL DOS EVENTOS SINCASP - -Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada no Setor Público.

Joaquim Osório Liberalquino Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1981), especialização em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), especialista em Auditoria Pública pela Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (1982), especialista em Administração Financeira pela Universidade de Pernambuco - UPE (1985) e Mestre em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é Auditor Tributário do Estado de Pernambuco da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, Professor Assistente da Universidade Federal de Pernambuco, Grupo de Educação a Distancia do CCSA da Universidade Federal de Pernambuco, professor da Escola de Administração Fazendária, Membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade responsável pela elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Tem experiência na área de Administração, principalmente pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Pública, Orçamento Participativo, Orçamento público, Contabilidade Aplicada e Auditoria do Setor Público, Planejamento Estratégico e Situacional, Finanças Públicas e Planejamento Financeiro e Tributário.

Vitor Maciel dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Contador, Especialista em Auditoria Governamental, Mestre em Contabilidade com ênfase em Gestão Pública, Professor da Universidade Federal da Bahia, Coordenador de Cursos de Graduação e Pós Graduação, Controlador Geral e Auditor Estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, Conselheiro do CRC BA e Membro do Grupo Técnico de Estudos das Normas e Procedimentos Contábeis Aplicadas ao Setor Público da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, do Conselho Regional de Contabilidade – CRC-BA e Membro Acadêmico da Academia Baiana de Ciências Contábeis

José Francisco Ribeiro Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Fez graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002). Foi Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis da UFPE, Membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: Revista de Contabilidade e Finanças (FEA/USP); BAR - Brazilian Administration Review; Revista Brasileira de Contabilidade ; RIC/UFPE - Revista de Informação Contábil; REAd - Revista Eletrônica de Administração; Base (UNISINOS); RAC - Revista de Administracao Comtemporanea. Editor Científico da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - REPeC. Integrante do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para Elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCTSP); Coordenador do Grupo de Trabalho (GTCP-CFC) para Convergência das NBCTSP às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS/IFAC). Ocupou, na UFPE, os Cargos de Assessor do Departamento de Contabilidade e Finanças; Chefe do Serviço de Caixa Central; Diretor da Divisão de Administração Financeira; Diretor Geral do Departamento de Contabilidade e Finanças; Pró-Reitor de Apoio Administrativo; Diretor de Controladoria do Hospital das Clínicas; Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Controle Gerencial em Entidades da Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, teoria da contabilidade, administração pública, controladoria hospitalar e controladoria governamental.

Publicado

2018-02-10

Número

Sección

Articles