Disclosure dos riscos de mercado e o custo de capital de empresas
Resumen
Sob os preceitos da Teoria da Divulgação, o estudo tem o objetivo de analisar a relação entre o nível de evidenciação dos fatores de risco de mercado e o custo de capital das empresas participantes do Novo Mercado e dos Níveis 1 e 2 de governança corporativa da BM&FBovespa. A investigação difere da maioria dos estudos, pois analisa tanto o custo de capital próprio como o de terceiros, destacando-se ainda, a relevância da evidenciação dos fatores de risco para a eficiência do mercado de capitais. Foram avaliados dados de 2014 de 151 empresas, utilizando-se Análise de Correspondência e Regressão Linear Múltipla. O nível de disclosure dos fatores de risco de mercado foi identificado a partir dos Formulários de Referência das empresas, e os dados do custo de capital foram extraídos da Economática®. Verificou-se que o nível de disclosure dos riscos de mercado das empresas assinala relação positiva com o custo de capital de terceiros, representado por Kd. Não foi encontrada relação entre o nível de disclosure e o custo de capital próprio, mensurado pelo Beta. Os resultados sugerem a pouca maturidade do mercado de capitais brasileiro ao lidar com os direcionadores da Teoria da Divulgação, em que a evidenciação, não obstante efeitos considerados negativos, proporciona maior credibilidade.
Palavras-chave: disclosure, risco de mercado, custo de capital.
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