Innovation in low-income market: A study based on the symbolic production and cultural reproduction

Authors

  • Vitor Koki da Costa Nogami FEA-USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo
  • Luis Eduardo Pilli FEA-USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo
  • José Afonso Mazzon FEA-USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo
  • Francisco Giovanni David Vieira DAD-UEM Departamento de Administração Universidade Estadual de Maringá
  • Andres Rodriguez Veloso FEA-USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo

Abstract

The paper analyzes the interaction between symbolic production and cultural reproduction in low-income consumers market, affecting the attitudes towards the innovation adoption. This effect influences purchase decision regarding the characteristic of innovation intensity. The theoretical background involves: first, culture and consumption are represented by symbolic production and cultural reproduction, second, the innovation adoption that is categorized into early and late, third, the innovation intensity that is categorized into radical and incremental. A total of 390 low-income consumers were surveyed and the data was analyzed using the Structural Equation Modeling. The results show that early adopters prefer radical innovations instead of the incremental one, favoring those products that have higher sophistication and technology. On the other hand, late adopters prefer incremental innovations, because they are more cautious and uncertain about the risks that innovation can cause.

Keywords: innovation adoption, innovation intensity, symbolic production, cultural reproduction, low-income market.

Author Biographies

Vitor Koki da Costa Nogami, FEA-USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo

Doutorado em andamento pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), Mestrado pela Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM), Pós-Graduação em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo, Comportamento do Consumidor e Baixa Renda.

Luis Eduardo Pilli, FEA-USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1988), mestre e doutorando em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela FEA-USP. Atualmente é Diretor Geral da LARC Pesquisa de Marketing, Diretor Convidado na Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa de Marketing, Midia e Opinião (ABEP). É o Coordenador do Comitê do Critério Brasil da ABEP e Chairman do VI Congresso Brasileiro de Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião a ser realizado em março de 2014. Possui 20 anos de experiência na condução de projetos customizados de pesquisa de mercado e desenvolve pesquisa sobre Comportamento do Consumidor.

José Afonso Mazzon, FEA-USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo

Livre Docente e Professor Titular em Administração na FEA-USP. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Álvares Penteado (1972) como bolsista Prêmio Horácio Berlinck ; mestrado (1978) e doutorado (1981) em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Paris junto ao Conservatoire National des Arts et Métiers (1985), como bolsista do Conseil National de Recherche Scientifique (CNRS). Foi membro do Conselho de Implantação da USP Leste, como responsável pela criação e coordenação do curso de graduação em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2003-2008). É autor de livros e de diversos artigos publicados em revistas nacionais e em periódicos internacionais (Journal of Consumer Research, Marketing Science, International Journal of Research in Marketing, International Journal of Forecasting, Political Analysis, International Journal of Bank Marketing e Estudios y Perspectivas en Turismo) e de working papers publicados pela George Washington University e University of Pittsburg. Representante docente junto ao Conselho Universitário da USP. Tem como focos de pesquisa a Modelagem do Comportamento do Consumidor, atuando com Business Intelligence, Customer Relationship Management, Pesquisa de Marketing e Análise Estatística Multivariada aplicada a Marketing. Atua também em Marketing Social, incluindo a avaliação de Programas Sociais e Governamentais.

Francisco Giovanni David Vieira, DAD-UEM Departamento de Administração Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e realizou estágio pós-doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, editor da RIMAR - Revista Interdisciplinar de Marketing, editor associado para a área de Estudos de Marketing do Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro do Corpo Editorial Científico (área de Marketing) da RAE - Revista de Administração de Empresas (FGV-SP), consultor ad hoc da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, membro da Academy of Marketing (UK), coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq), membro do Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca (FURB/CNPq) e colaborador do Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (FGV-Rio/CNPq). Foi professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes assuntos: práticas de marketing, construção de mercados, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil. Desde janeiro de 2010 publica o blog Cultura e Consumo: http://culturaeconsumo.blogspot.com

Andres Rodriguez Veloso, FEA-USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Recebeu o título de Doutor em Administração (Marketing) pela FEA-USP (2008), tendo defendido a tese denominada Estratégias de Segmentação e Posicionamento Direcionadas para o Mercado Infantil. Atualmente atua como Professor Doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Downloads

Published

2015-10-22

Issue

Section

Articles