A análise da relevância da inovação no processo de concepção estratégica: estudo de caso em uma empresa de componentes para calçados
Palabras clave:
Estratégia, Inovação, Vantagem Competitiva.Resumen
A inovação tornou-se uma das principais estratégias de diferencial competitivo, especialmente entre as organizações do segmento industrial. No entanto, defini–la como prioridade não é o mesmo que colocá-la em prática, uma vez que inovar compreende alto grau de complexidade e requer mudanças na organização (Tidd et al., 2008). Nesse contexto, este artigo tem por objetivo compreender as estratégias de inovação utilizadas pela empresa BETA em seu processo de concepção estratégica. O estudo de caso único, de natureza descritiva, utilizou, como técnicas de coleta de dados e evidências, a entrevista em profundidade com o gestor industrial da companhia, bem como o levantamento documental e observação não participante. Como principais resultados da pesquisa, destacaram-se o reposicionamento estratégico baseado na inovação, em um mercado marcado pela presença de commodities, além das alternativas de inovação tecnológica com base em parceria com centros tecnológicos e universidades. As evidências também facultaram a constatação de que, para ser inovadora, uma organização precisa de gestores que fomentem a cultura de inovação como um processo baseado no conhecimento.
Palavras-chave: estratégia, inovação, vantagem competitiva.
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