Intuição, preferências Intertemporais e orçamento
Resumen
Este trabalho verificou de que forma os aspectos intuitivos dos seres humanos impactam as preferências intertemporais na elaboração do orçamento. Por meio de uma pesquisa de campo, cenários foram delineados para mensurar a capacidade cognitiva dos respondentes e para identificar suas preferências relacionadas à alocação de recursos em decisões orçamentárias. Uma escala de seis itens foi empregada para captar como a variável interveniente “participação no processo orçamentário” se manifestou presente na relação entre a classificação cognitiva dos indivíduos e suas preferências intertemporais. A pesquisa foi realizada junto a uma amostra formada por 125 estudantes de pós-graduação em Salvador, Bahia, inscritos em diferentes cursos. A regressão logística múltipla foi utilizada para a análise principal dos dados e, de forma adicional, empregou-se uma análise não paramétrica. Os achados da análise principal, por meio da regressão logística, sugerem que a classificação dos indivíduos como intuitivos ou não intuitivos não contribui para a explicação das escolhas intertemporais. Entretanto, uma análise adicional, por meio da aplicação do teste não paramétrico de Mann-Whitney, sugeriu a existência de uma associação entre a classificação cognitiva dos indivíduos e as escolhas intertemporais. Os resultados indicaram, ainda, que a participação no processo orçamentário não influencia significativamente na relação entre a intuição, definida a partir da classificação cognitiva dos respondentes, e as escolhas intertemporais dos indivíduos.
Palavras-chave: intuição, preferências intertemporais, classificação cognitiva, orçamento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.