Código de conduta: grau de adesão às recomendações do IBGC pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA
Resumen
A conjugação de ética e governança corporativa pode ser fator decisivo para o sucesso empresarial. Como canais orientadores, códigos de conduta ou códigos de ética explicitam os comportamentos morais e éticos desejáveis no ambiente empresarial. Dentre as melhores práticas de governança corporativa, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) recomenda que as organizações devem elaborar seus próprios códigos de conduta. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo investigar o grau de adesão às recomendações do IBGC pelas empresas listadas na BM&FBovespa para elaboração de seus códigos de conduta empresarial. Para tanto, foram coletados os dados disponíveis nos websites das 166 empresas componentes da amostra da pesquisa. Foram aplicados testes estatísticos (Anacor) para apurar a associação entre o grau de adesão ao código do IBGC e o segmento de listagem das empresas na BM&FBovespa e a associação entre o grau de adesão ao código do IBCG e o respectivo setor de atuação. A análise dos dados não confirmou a hipótese inicial de que os três níveis diferenciados de governança corporativa apresentam maior grau de adesão. Na análise por setor de atuação, foi confirmada, parcialmente, a hipótese de que setores regulados apresentam maior grau de adesão às recomendações do IBGC.
Palavras-chave: ética, código de conduta, governança corporativa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.