Internacionalização da pequena e média empresa brasileira: o caso da indústria de máquinas-ferramenta

Autores/as

  • Nadia Wacila Hanania Vianna Universidade Paulista - UNIP
  • Marcos Roberto Píscopo Fundação Getúlio Vargas/ SP
  • Arnaldo L. Ryngelblum Universidade Paulista-UNIP

Palabras clave:

, internacionalização, estratégias de entrada, decisão, máquinas-ferramenta

Resumen

A necessidade de diversificação de mercados com vistas ao crescimento desafia a pequena e a média empresa. Há pouca literatura referente a empresas brasileiras de pequeno e médio porte (PMEs) que atuam no mercado internacional, embora ocupem relevante papel na economia do país. Este estudo, apoiado nas teorias que explicam a motivação para a internacionalização (dentre elas a teoria desenvolvida por Johanson e Vahlne em 1977 e revista em 1990), bem como nas estratégias de entrada nos países (Root, 1994) e na teoria da decisão (Tversky e Kahneman,1974; Brauers e Weber,1988; Gordon, 1994; Hammond et al., 1999), buscou conhecer como se deu a internacionalização de empresas brasileiras de pequeno e médio porte que produzem máquinas-ferramenta. Máquinas-ferramenta são produtos que servem de insumo para a produção de vários outros bens da indústria de base e, portanto, são peças-chave para o desenvolvimento industrial de qualquer país. Resultados da pesquisa lastreada em estudo de caso de uma PME e amostra não probabilística revelam que a PME do setor pesquisado não saiu do estágio exportador e que a busca de novos mercados objetivou exclusivamente o crescimento de vendas. O direcionamento para o mercado externo ou partiu do dirigente-proprietário das empresas, ou foi decidido em reunião de diretoria, não tendo sido usado qualquer método proposto na teoria da decisão. Está havendo um processo de redução de exportação para vários tipos de máquinas-ferramenta face às condições cambiais e políticas de crédito ineficazes para apoio às PMEs brasileiras. A forte concorrência dos produtos chineses no mercado interno (até 70% mais baratos) tem reduzido a competitividade da PME do setor. Dados agregados relativos a essa indústria apontam para a contração do setor também no cenário nacional.

Palavras-chave: internacionalização, estratégias de entrada, decisão, máquinas-ferramenta

Biografía del autor/a

Nadia Wacila Hanania Vianna, Universidade Paulista - UNIP

Em resumo:

Professora-pesquisadora aposentada da FEA /USP, Administração (2001)

Professora-pesquisadora da UNIP/ Pós-graduação/ Mestrado em Administração (atual)

Publicado

2013-04-10

Número

Sección

Articles