Internacionalização de empresas brasileiras para um país emergente: evidências na rede de negócios Brasil-Rússia
Resumen
Este artigo analisa a internacionalização de firmas brasileiras para o mercado russo tendo como base teórica o modelo revisado de Uppsala proposto por Johanson e Vahlne (2009) no contexto de economias emergentes. Este estudo é exploratório descritivo e enquadrado como estudo de casos múltiplos em quatro frigoríficos brasileiros que se internacionalizaram para o mercado russo. Os resultados mostram que o modelo revisado de Uppsala contribui parcialmente para a explicação da internacionalização das firmas estudadas. Alguns pressupostos, como a ligação de mercado a mercado pela rede de negócios, o reconhecimento pela rede de competências inerentes à firma, a possibilidade de decisão de comprometimento no relacionamento da rede para a firma e o inverso foram empiricamente encontrados. Contudo, o modelo revisado de Uppsala não considera a possibilidade da utilização da rede de negócios como limitação da expansão de firmas tampouco no retorno de atributos de competências e capacidades da firma como diferencial em situações de redes de negócio com alto nível de confiança encontrados neste estudo.
Palavras-chave: estratégia de internacionalização, redes de negócio, países emergentes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.