Internacionalização de empresas brasileiras para um país emergente: evidências na rede de negócios Brasil-Rússia

Autores/as

  • Karim Marini Thomé Universidade de Brasília
  • Rosa Teresa Moreira Machado Universidade Federal de Lavras
  • Luciana Marques Vieira Unisinos
  • José Márcio Carvalho Universidade de Brasília

Resumen

Este artigo analisa a internacionalização de firmas brasileiras para o mercado russo tendo como base teórica o modelo revisado de Uppsala proposto por Johanson e Vahlne (2009) no contexto de economias emergentes. Este estudo é exploratório descritivo e enquadrado como estudo de casos múltiplos em quatro frigoríficos brasileiros que se internacionalizaram para o mercado russo. Os resultados mostram que o modelo revisado de Uppsala contribui parcialmente para a explicação da internacionalização das firmas estudadas. Alguns pressupostos, como a ligação de mercado a mercado pela rede de negócios, o reconhecimento pela rede de competências inerentes à firma, a possibilidade de decisão de comprometimento no relacionamento da rede para a firma e o inverso foram empiricamente encontrados. Contudo, o modelo revisado de Uppsala não considera a possibilidade da utilização da rede de negócios como limitação da expansão de firmas tampouco no retorno de atributos de competências e capacidades da firma como diferencial em situações de redes de negócio com alto nível de confiança encontrados neste estudo.

Palavras-chave: estratégia de internacionalização, redes de negócio, países emergentes.

Biografía del autor/a

Karim Marini Thomé, Universidade de Brasília

Professor da Universidade de Brasília com interesse nos temas de negócios internacionais, agronegócio e estratégia

Rosa Teresa Moreira Machado, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Administração

Luciana Marques Vieira, Unisinos

Professora do programa de pós-graduação da Unisinos.

José Márcio Carvalho, Universidade de Brasília

Professor da Universidade de Brasília

Publicado

2012-12-21

Número

Sección

Articles