Gerenciamento de resultados nos diferentes níveis de governança corporativa

Autores/as

  • Alfredo Ernesto Erfurth Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Francisco Antonio Bezerra Fundação Universidade Regional de Blumenau

Palabras clave:

gerenciamento de resultados, níveis de governança corporativa, accruals discricionários

Resumen

O artigo objetiva investigar a correlação entre a adesão a segmentos diferenciados de governança da Bovespa e as práticas de Gerenciamento de Resultados (GR). Tem-se por hipótese que empresas com padrão superior de Governança Corporativa (GC) apresentam menor GR. Após uma revisão da literatura dos aspectos conceituais sobre accruals, accruals discricionários e não-discricionários, de gerenciamento de resultados e sua relação com os níveis de governança corporativa da Bovespa, promove-se uma pesquisa por meio da aplicação do modelo desenvolvido por Kang e Silvaramkrishnan (1995) visando identificar accruals discricionários nos diferentes níveis de governança corporativa. A pesquisa caracterizou-se como estudo descritivo e documental com abordagem quantitativa. Foram analisadas as empresas listadas na Bovespa nos diferentes níveis de governança: Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado, no período de 2000 a 2007. Diferente dos resultados apresentados nos estudos internacionais, a pesquisa não permitiu inferir que um maior nível de governança significa necessariamente um menor grau de gerenciamento de resultados. Conclui-se, ainda, que o comportamento das empresas no gerenciamento dos lucros é semelhante entre os diferentes níveis de governança da Bovespa, em especial, naquelas que se encontram nos dois grupos de lucratividade positiva descritos neste estudo. Isso sugere, também, que o nível de governança não interfere em tal comportamento dos gestores.

Biografía del autor/a

Alfredo Ernesto Erfurth, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestrado (2009) e graduação (2005) em Ciências Contábeis pela FURB. Atualmente sou professor da Faculdade Adventista Paranaense. Leciono as disciplinas de Contabilidade Básica, Gestão de Custos, Controladoria, Análise de Balanços e Administração Financeira.

Francisco Antonio Bezerra, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (1994), Mestre (2000) e Doutor (2005) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - PPGCC/FURB. Atuou como Professor Assistente - Faculdades Oswaldo Cruz. Tem experiência no desenvolvimento de sistemas de informações gerenciais. As linhas de pesquisas são: Teoria da Contabilidade, Métodos de Alocação de Custos em Empresas de Serviços, Métodos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Contabilidade, Sistemas de Informação de Custos e Análise das Demonstrações Contábeis.

Publicado

2012-09-20

Número

Sección

Articles