A profissionalização do contador no Brasil
Resumen
A presente pesquisa é uma contribuição ao estudo do surgimento e evolução da profissão do contador no Brasil, e seu foco principal é a análise de sua institucionalização, fundamentada na sociologia das profissões. Seu objetivo geral foi o de entender como a profissão contábil se institucionalizou e delimitou seu campo de atuação no Brasil, fundamentando-se na sociologia das profissões, em particular no conceito de Professional Project desenvolvido por Larson (1977). O estudo é de natureza exploratória, o método de pesquisa utilizado foi o historiográfico, e o procedimento foi o da pesquisa documental. Os resultados obtidos revelam que o grupo ocupacional ligado às atividades contábeis no Brasil desenvolveu um Professional Project e o implantou com sucesso. Com isso, obteve o monopólio sobre os serviços que presta; teve reconhecida a sua jurisdição, ou seja, o direito de se autofiscalizar; passou a influenciar a formação dos novos entrantes, impondo a construção de seu conhecimento e controlando seu discurso (Foucault, 1971); estabeleceu sua unidade e teve reconhecida a necessidade da obtenção de registro (licensure) para o exercício profissional. Recentemente, conseguiu impor a necessidade de um exame de qualificação para a obtenção do registro, garantindo desta forma o controle completo sobre os novos entrantes. Como sugestões para o aperfeiçoamento da profissão, o estudo sugere considerar a linha proposta por Macintosh e Baker (2002) e Macintosh (2005), relacionada com a natureza representacional da contabilidade e, consequentemente, com as formas de divulgação da verdade nas demonstrações contábeis. Outro aspecto a ser considerado está relacionado com o estudo e a práxis da ética no sentido proposto por Foucault (2009).
Palavras-chave: contador, profissionalismo, sociologia das profissões, projeto profissional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.