Simulação como procedimento de apoio à gestão de custos: um estudo de caso numa instituição de ensino superior
Resumen
A liberalização do ensino superior, nos anos recentes, levou a um incremento de instituições privadas e à geração de novos cursos ofertados por elas, em uma dimensão maior dentro da história brasileira. Esse movimento gerou dificuldades financeiras para a expressiva maioria das Universidades Comunitárias ou Confessionais, premidas pela concorrência em preço das pequenas faculdades, muitas vezes descompromissadas com a qualidade. Essa dificuldade motivou a realização desta pesquisa, que teve como objetivo construir um procedimento que auxiliasse na gestão de custos. Essa análise deu-se via estudo de caso, tendo o processo de registros e matrículas da Secretaria Acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior como objeto de estudo. Trata-se, pois, de um estudo aplicado e quantitativo em que foram coletados dados primários (taxas de chegada, de atendimento, de efetivação e de desistência), e esses analisados por funções estatísticas e modelagem para processos de simulação. A conclusão principal foi um diagnóstico da eficácia desse
procedimento no que se refere ao volume e nível de informação, que foi capaz de agregar informações quantificadas que permitiram uma melhor avaliação de custos, que de outra forma não seria possível, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do serviço e da gestão dos custos.
Palavras-chave: gestão de custos, simulação, universidades.
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