Uncovering the Knowledge Networks in Innovation Research:

A Topic Modeling Approach

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2025.221.02

Palabras clave:

Conhecimento; Redes Interorganizacionales; Innovación; Modelado de Tópicos; Asignación Latente de Dirichlet (LDA)

Resumen

A lo largo de los años, la investigación sobre redes de conocimiento e innovación se ha llevado a cabo en varias direcciones y desde diversas perspectivas. Con el volumen de estudios publicados, especialmente en la última década, los desafíos para comprender el campo en su totalidad han aumentado. El objetivo de este estudio fue identificar temas de investigación sobre redes de conocimiento e innovación utilizando la modelización de temas. Derivamos 50 temas de investigación aplicando el modelo de Asignación Latente de Dirichlet (LDA), que es el algoritmo de modelización de temas más popular en los estudios científicos. Nuestra muestra consistió en los resúmenes de 6.746 artículos sobre redes, conocimiento e innovación, extraídos de Scopus y Web of Science, y publicados desde 1985 hasta 2021. A partir de estos datos, exploramos las tendencias de los temas a lo largo de los años, identificando 21 temas calientes, 21 temas fríos y 8 temas estables que podrían ayudar a orientar futuros estudios sobre redes de conocimiento e innovación.

Biografía del autor/a

Tainá Alves Townsend

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (2022), Mestre em Administração - Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho (2018).

Marcos Rogério Mazieri, Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba

Pós Doutor em Science de l Information et de la communication IMSIC (EA7492) de l Université de Toulon, France e Doutor em Administração de Empresas com foco em Inovação pela Universidade Nove de Julho (CAPES 6), Brasil.Pesquisador da área de gestão da inovação, com foco em capacidade de inovação e inovação em gestão de projetos nas organizações, com enfase em Frugal Innovation e na visão da teoria institucional, teoria do custo de transação e capacidades dinâmicas. Bacharel em Administração, pela Associação Internacional de Educação Continuada (2010), pós-graduação MBA em finanças, pela Fundação Getulio Vargas de SP (2012), pós-graduação MBA em captação de financiamentos (2013), pela Associação Internacional de Educação Continuada, pós-graduação MBA em marketing, pela Fundação Getulio Vargas de SP (2014), certificação SIXSIGMA Black Belt, pelo QSP - SP (2012) e certificação em Innovation and Commercialization, pelo Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.2013). Tem 20 anos de experiência em gestão e TIC, na área de administração, engenharia de software, com ênfase em administração financeira, design de processos SixSigma, gestão de equipes, gestão da inovação, gestão estratégica da propriedade intelectual e estratégia de organizações.

Publicado

2025-08-06

Número

Sección

Articles