Construção de um Processo de Governança Colaborativa: uma Visão à Luz da Teoria Ator-Rede
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2022.194.06Palabras clave:
Governança Colaborativa, Cartografia das Controvérsias, TARResumen
A Governança Colaborativa é um arranjo governamental que envolve partes interessadas para tomada de decisão coletiva voltada ao consenso, tendo como objetivo a implementação de uma Política Pública. Os problemas contemporâneos, muitas vezes complexos, requerem a implantação de estruturas voltadas a cooperação de forma que haja o engajamento de diversos atores para que a tomada de decisão seja transparente e consistente. Esta pesquisa teórico-empírica apresenta os resultados de uma investigação utilizando como pressuposto teórico-metodológico a Teoria Ator-Rede (TAR) tendo como objetivo identificar os atores humanos e não humanos envolvidos em um Processo de Governança Colaborativa a partir da cartografia das controvérsias. A investigação do tipo qualitativa, se caracterizou como estudo de caso e se efetivou por meio da análise de documentos. Como resultado principal foi possível identificar que as redes de colaboração exigem interação, movimento e processo, com a participação ativa dos diferentes atores envolvidos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.