Business Model: Uma Proposta De Framework Integrativo para Avaliação de Negócios de Impacto Social

Autores/as

  • Cleberson Luiz Santos de Paula PUC Minas
  • Humberto Elias Garcia Lopes PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2022.194.01

Palabras clave:

Negócios Sociais, Modelos de Negócios, Retorno Social

Resumen

As parcerias e alianças entre empresas e instituições do setor social contribuíram para o surgimento de um novo formato organizacional: os negócios sociais, cujo objetivo é a geração de benefícios sociais e a superação da pobreza. Considerando que os negócios sociais devem ser autossustentáveis, eles devem apresentar resultados econômicos e financeiros positivos, além disso, gerar valor e impacto social. Toda a estratégia dos negócios sociais deve ser implementada com a utilização de um modelo de negócio, e os modelos de negócios existentes não apresentam a possibilidade de mensurar a visão social. Desta forma, este artigo propõe o desenvolvimento de um framework ,a partir dos modelos de negócios existentes, que possibilite a avaliação dos negócios sociais na visão do resultado econômico, social na visão quantitativa e qualitativa.. O framework deve ter uma representação que possibilite a interação entre suas atividades, com o objetivo de criar, entregar e capturar valor para todos os envolvidos. O framework proposto teve como base os modelos: Canvas, Canvas Social, RCOV – Recursos e Competências e de Impacto Social. Este trabalho contribui para a pesquisa sobre negócios sociais e preenche as seguintes lacunas: avanço nos estudos sobre negócios sociais em relação ao modelo de mensuração de retorno social e que os modelos de negócios existentes não se preocupam ou não apresentam a mensuração do retorno social na visão quantitativa (criação de valor) e qualitativa (geração de impacto social).

Palavras-chave: Modelos de Negócio. Negócios sociais. Retorno social.

Publicado

2023-03-26

Número

Sección

Articles