Percepção de alunos de Pós-graduação Stricto Sensu sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem durante a pandemia COVID-19

Autores/as

  • Larissa Kvitko Isac Carlos Kvitko e Isabel Maria Nigro Kvitko
  • Douglas Heinz UNIDAVI
  • Péricles Jader
  • Iara Regina dos Santos Parisotto

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2022.193.01

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem;, Strictu Sensu, Covid-19;

Resumen

O objetivo do trabalho é verificar a percepção de alunos de pós-graduação stricto sensu sobre o processo de ensino-aprendizagem remoto durante a pandemia Covid-19. A originalidade da investigação reside na atenção a questões não respondidas sobre o efeito da pandemia nas atividades de estudantes de pós-graduação stricto sensu, que, majoritariamente, participavam de aulas presenciais no período anterior à pandemia. A questão de pesquisa foi abordada por uma pesquisa qualitativa, descritiva, com uso de dados primários coletados em dois grupos focais compostos por alunos de dois programas de pós-graduação stricto sensu de uma universidade comunitária da região sul do Brasil. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para a criação de categorias temáticas de análise. Como resultados, foram obtidas informações sobre a percepção dos estudantes em quatro categorias: mudanças no processo de ensino-aprendizagem, principais vantagens do modelo de ensino remoto, desvantagens do modelo e desafios e dificuldades encontrados. Identificou-se que a metodologia, o formato e o conteúdo das aulas não foram alterados no meio digital, permanecendo muito próximos do que ocorria em sala de aula, inclusive com alguns benefícios, como o favorecimento a uma maior participação nas discussões. Por outro lado, a falta de interação e dificuldade de contato com os colegas e professores, a adaptação pessoal para desenvolver uma rotina de estudos e a gestão do tempo emergiram com desvantagens e dificuldades do modelo.

Publicado

2022-09-30