Reflexos dos determinantes financeiros, demográficos e políticos na atividade virtual dos municípios brasileiros

Autores/as

  • Liara Laís Scheid Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Darlan Nei Writzl Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2023.202.04

Palabras clave:

Fanpage, Facebook, Prefeituras

Resumen

Este estudo (i) mensura a atividade virtual dos municípios brasileiros e (ii) identifica se determinante financeiros, demográficos e políticos tendem a refletir em um maior ou menor grau dessa atividade. Ampliando-se um recente modelo teórico apresentado na literatura, ao total, quatorze determinantes são analisados, sendo dois financeiros, três demográficos e nove políticos. Os municípios foram selecionados de modo probabilístico, os dados coletados em bases disponíveis na internet e analisados por meio da estatística do teste T para amostras independentes. Quanto aos resultados, identificou-se que as fanpages das prefeituras brasileiras usam todas as tipologias de publicações para se comunicarem com os usuários, com predomínio de postagens no formato de imagens. Além disso, das variáveis testadas, apenas quatro pertencentes ao fator político não apresentaram diferença significativa nas médias da atividade virtual: reeleição, idade e sexo do gestor municipal e interesse dos cidadãos na fanpage. Conclui-se que a participação online dos cidadãos na gestão é importante, servindo de incentivo para que as autoridades públicas utilizem essa ferramenta como estratégia de comunicação e de interação entre governo e sociedade.

Biografía del autor/a

Liara Laís Scheid, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Univeridade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora do Quadro permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS).

Darlan Nei Writzl, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduando em Administração na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Publicado

2023-08-28

Número

Sección

Articles