Path dependency in international business

Authors

  • Sílvio Luís de Vasconcellos UNISINOS IENH - Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
  • Cyntia Vilasboas Calixto UNISINOS
  • Ivan Lapuente Garrido UNISINOS
  • Yeda Swirski de Souza UNISINOS

Keywords:

Dependência de Trajetória, Negócios Internacionais, Visão Baseada nas Instituições, Visão Baseada em Recursos

Abstract

This paper aims to increase the theoretical perspective on path dependency related to the reconfiguration of the entry modes in international business area. Based on the research of the origins of this theme, which have migrated from economics to business, we sought to understand how the resource-based view considers the historical path dependency in the management decisions previously done and how can it influence business and the coordination of resources and capabilities. Next we analyzed three aspects which involve the path dependency in international business: learning related to commitment, entry modes in foreign markets and institutional forces. Then we proposed one theoretical model integrating path dependency and entry modes strategies in international business in order to extend the comprehension of this theme. We verified that is possible to enlarge the studies on this research area once there is a tight relationship among the organizational changes and the power of internal institutions as well as in the industry, in the country and among countries institutions using the path dependence approach. 

Key words: path dependency, international business, institution-based view, resource-based view.

Author Biographies

Sílvio Luís de Vasconcellos, UNISINOS IENH - Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

Mestrando em Administração pela UNISINOS, Bacharel em Administração com hab. em Comércio Exgterior, pela UNISINOS, licenciado em Formação Pedagógica para Educação Profissional, pela FEEVALE, professor da IENH, empresário em Comércio Exterior.

Cyntia Vilasboas Calixto, UNISINOS

Mestranda em Administração no Programa de Pós-Graduação da UNISINOS.

Ivan Lapuente Garrido, UNISINOS

Doutor em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007), Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUCRJ (2001), graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1986). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, nas áreas de Marketing e Negócios Internacionais. Atuou como executivo em empresas como Cia de Cigarros Souza Cruz, Cia Cervejaria Brahma e Esso Brasileira de Petróleo.

Yeda Swirski de Souza, UNISINOS

Coordena atualmente o Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisadora do CNPq. Atua em docência e pesquisa nas áreas de Comportamento Organizacional e Estratégia. Possui graduação em Psicologia (UFRGS); Mestrado em Administração (UFRGS); e Doutorado em Psicologia (PUCRS). Foi Editora da Revista BASE (2008-2009). Coordena projeto de cooperação entre o PPGAdm da UNISINOS e a University of Texas Pan American. Dedica-se a projetos de pesquisa sobre empreendedorismo internacional e sobre o desenvolvimento de capacidades de empresas brasileiras pertencentes a cadeias globais de valor.

Published

2012-07-16

Issue

Section

Articles