Criação e captura de valor na cadeia produtiva do leite: entendendo as capacidades relacionais dos atores
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2022.194.04Palavras-chave:
Capacidades Relacionais, Criação e Captura de Valor, Cadeia LácteaResumo
Compreender como acontece e o impacto das relações interorganizacionais em cadeia de suprimento tem se mostrado um campo bastante promissor, e as capacidades relacionais se apresentam como relevantes nos processos de criação e captura de valor entre parceiros. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os principais aspectos relacionais que potencializam e dificultam a criação e captura de valor pelos atores na cadeia de suprimentos do leite no sul do estado de Minas Gerais. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa com atores da respectiva cadeia, composta por produtores de leite, indústria de laticínios e varejo. Os resultados apontam para um relacionamento bastante conflituoso entre produtores e indústria, dificultando a criação e captura de valor entre esses elos, ao passo que, nas relações entre indústria e varejo o cenário se mostrou favorável, com relacionamentos consolidados para os processos de criação e captura de valor. O presente estudo trouxe evidências capazes de sugerir melhorias no âmbito dos aspectos relacionais entre atores ao longo do fluxo da cadeia estudada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.